Laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos / Sefaradis

Laboratório de Estudos Tardo-Antigos e Medievais Ibéricos/Sefaradis

O LETAMIS é um laboratório que se dedica ao estudo da Idade Média no espaço da Península Ibérica, com ênfase nas relações entre os poderes estabelecidos, em especial as monarquias e a Igreja Católica, e as minorias - hereges, judeus, leprosos, muçulmanos, prostitutas, homossexuais, bruxas e demais grupos sociais/religiosos - que se apresentem como uma alteridade, contrapondo-se aos grupos dominantes.

Nossa proposta é funcionar como um espaço de pesquisa, discussão e interação para alunos que estejam dedicando-se a temas de História Medieval na perspectiva dos conflitos envolvendo as minorias/alteridades, em especial no que se refere aos judeus ibéricos, mas estendendo-se este recorte também a outros espaços do Ocidente Europeu no medievo.

Delimitam-se, dentro da proposta, cinco grandes áreas de pesquisa:

1. Sefarad (enfocando-se a presença judaica no Ocidente, preferencialmente na Hispânia Tardo-Antiga e Medieval):

- O judaísmo medieval e sua construção cultural e religiosa;
           - A polêmica cristãjudaica (em recorte amplo);
           - As interações culturais e religiosas no Ocidente Medieval entre judeus, cristãos e muçulmanos.

2. Al Andaluz:
           - Al Andaluz, a civilização muçulmana no Ocidente Medieval;
           - Moçárabes, mudéjares, muladis e as interações entre as diversas religiões;
           - Pensamento Medieval: do neoplatonismo ao neoaristotelismo.

3. As minorias e os estabelecidos (enfocando-se o contexto ibérico tardo- antigo e medieval):
           - Marginalizados e excluídos: heresias, prostitutas, leprosos, homossexuais e outros;
           - Mecanismos de controle e exclusão social e religiosa das alteridades.

4. Patrística Latina (enfocando-se as relações de padres do ocidente tardo-antigo com as alteridades):
           - Agostinho de Hipona e as minorias: ‘hereges’, dissidentes, judeus e pagãos;
           - Isidoro de Sevilha e as minorias;
           - Outros temas relacionados.

5. Corpo, sexo e poder (enfocando-se as múltiplas relações sociais relativas ao corpo, à sexualidade, à saúde e ao controle do desejo):
           - O controle do corpo nas religiões monoteístas do ocidente medieval;
           - O corpo feminino na medicina, nas religiões e no pensamento medieval;
           - A mulher e sua percepção nas três religiões monoteístas.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.